Make your own free website on Tripod.com
Conclusão

Os autores concluem que para a expressão quantitativa das cores dos minerais constituintes das rochas ornamentais, o conjunto de parâmetros RGB em si é impróprio. Estes três parâmetros apresentam uma grande variação, além disso, não são fatores independentes, mas sim, possuem forte correlação mutua. Por esta razão, a aplicação direta do GIS para este objetivo é desaconselhável.

Por outro lado, o conjunto dos parâmetros HSB é o mais adequado. Apesar da grande variação de valores dos parâmetros RGB, o parâmetro H e S são estáveis. Conseqüentemente, o H (hue) é o parâmetro avaliador mais importante para as cores dos minerais, seguido pelo parâmetro S (saturation). O diagrama H-S é o mais recomendado para analisar as cores de um determinado mineral em uma rocha ornamental. Para se conseguir um erro estatístico inferior a 0.5%, é necessário a análise de no mínimo 1000 pixels por amostra. Os pixels a serem analisados devem ser escolhidos a partir de diversos grãos diferentes de várias partes da amostra.

No exemplos estudados, o Itu mostra uma boa convergência dos parâmetros de cor, com maior S (saturation) em comparação com as outras três amostras. O fato indica que a cor vermelha deste feldspato alcalino é nítida e bem definida. Apesar da aparente diferença no aspecto visual do Caldas e Mesquita, as cores quantitativamente analisadas são muito próximas em todos os parâmetros.

A pesquisa das cores dos minerais em rochas ornamentais é um assunto recém abordado. Portanto, o estudo encontra-se em processo de desenvolvimento, sendo que, novas idéias estão surgindo e sendo examinadas, sobretudo na área de desenvolvimento de software. Acredita-se que o método de análise apresentado no presente trabalho possui desempenho satisfatório, entretanto, necessita de um longo tempo para sua execução. Os autores estão desenvolvendo novos métodos mais práticos e eficazes, utilizando-se software gráfico comercial, junto com os programas desenvolvidos pelos autores. Em breve, a cor dos principais rochas ornamentais do Brasil poderá ser catalogada em números.



Análise das cores
Retornar
Avançar