Make your own free website on Tripod.com
Parâmetros RGB

Diante da situação acima citada, os autores estudaram detalhadamente as características das cores dos minerais nas rochas ornamentais em busca dos parâmetros adequados.

A Fig. 5 apresenta a variação dos parâmetros RGB nos 50 pixels aleatoriamente selecionados das quatro amostras estudadas. Os diagramas apresentam uma grande variação dos valores destes parâmetros. Porém, quando o valor R é alto, os valores G e B tendem acompanhá-lo da mesma forma, quando o R é baixo, o G e o B também são baixos.



Fig. 5 - Variação dos parâmetros RGB de 50 pixels aleatoriamente selecionados de: A) Itu; B) Caldas; C) Mesquita; D) Bahia.



Este fenômeno indica que a proporção relativa entre R, G e B é relativamente constante, apesar da grande variação nos valores absolutos. De fato, o índice de correlação da interpolação linear, R2, entre R-G, G-B e B-R das amostras analisadas é alto, sendo em torno de 0.8, indicando boa correlação linear (Tab. 2; Fig. 6). Portanto, quando os valores dos parâmetros RGB são projetados no diagrama triangular, os pontos pertencentes a cada uma das amostras se concentram em uma área pequena (Fig. 7). A dispersão das cores neste diagrama triangular é apresentada na forma de co-desvio padrão, sigma(xy):

X = B - R/2;
Y = R x SQR(3)/2 sigma(xy) = SQR(sigma(x)**2 + sigma(y)**2)

B: parâmetro B  R: parâmetro R  SQR: raiz quadrada
sigma(x): desvio padrão do parâmetro X acima definido
sigma(y): desvio padrão do parâmetro Y acima definido
sigma(xy): co-desvio padrão, ou seja, parâmetro de variação no diagrama triangular RGB

Os co-desvios padrão, sigma(xy), para as espécimes Itu, Caldas, Mesquita e Bahia são pequenos, sendo respectivamente, 1.72, 1.51, 1.26 e 1.93 dentro da faixa de 0 a 100. Desta forma, considera-se que, apesar da variação absoluta de cor, a posição no diagrama R-G-B é praticamente específica para cada espécime.



Fig. 6 - Correlação entre os parâmetros, A) R-G e B) G-B, para Itu, Caldas, Mesquita e Bahia. Nota-se que a área de distribuição do Caldas e Mesquita é parcialmente superposta.



Tab. 2 - Parâmetro a, b e R2 de atribuição linear entre os parâmetros R-G (red-green), G-B (green-blue), B-R (blue-red), H-S (hue-saturation), S-B (saturation-brightness) e B-H (brightness-hue) para: A) feldspato alcalino do Granito Vermelho Itu; B) Granito Marrom Caldas; C) nefelina do nefelina sienito de Mesquita; D) sodalita do Granito Azul Bahia.



Fig. 7 - Diagrama triangular RGB para Itu, Caldas, Mesquita e Bahia. Nota-se que a área de distribuição do Caldas e Mesquita é parcialmente superposta.



Análise das cores
Retornar
Avançar