Make your own free website on Tripod.com
Ensaios com amostras secas e úmidas

No caso das amostras polidas, secas ou úmidas, as cores macroscópicas dos minerais constituintes são iguais. Entretanto, as faces não polidas apresentam nítida diferença nas cores entre amostras secas e úmidas (Fig. 11). De fato, o que representa as cores reais dos minerais são das amostras úmidas, porém, neste caso precisa-se tomar cuidado com as bolhas formadas.

Os ensaios das amostras polidas de rochas constituídas por minerais com pequena variação das cores macroscópicas apresentaram um problema. A função "Auto Levels" transformou as cores muito diferentes das originais. Apesar de que as imagens das amostras com superfície polida foram de boa qualidade, a saída de impressora convencional de jato de tinta não apresentou uma boa nitidez (Fig. 12). Para a reprodução da imagem das rochas polidas deste tipo com qualidade satisfatória, necessita-se de uma impressora de alta qualidade, tal como de lazer.



Fig. 11 - Imagens de digitalização direta via scanner de: A) Granito preto da Tijuca, RJ, com superfície seca e rugosa, não polida; B) a mesma amostra úmida; C) Basalto, PR, com superfície seca e rugosa, não polida; B) a mesma amostra úmida. Todas as amostras não foram submetidas à correção por "Auto Levels". Todas as imagens não foram submetidas à correção por "Auto Levels". A resolução utilizada é 300 dpi.



Fig. 12 - Imagens de digitalização direta via scanner de: A) mármore branco com superfície polida sem correção por "Auto Levels"; B) a mesma com correção por "Auto Levels"; C) a mesma rocha com superfície seca e rugosa com correção por "Auto Levels"; D) a mesma com correção por "Auto Levels"; E) Granito preto da Tijuca com superfície polida sem correção por "Auto Levels"; F) a mesma com correção por "Auto Levels"; G) a mesma rocha com superfície úmida e rugosa com correção por "Auto Levels"; H) a mesma com correção por "Auto Levels"; Todas as amostras são secas com resolução 300 dpi. Nota-se que apenas as imagens sem correção por "Auto Levels" (A, C, E, G) possuem a qualidade da imagem digitalizada satisfatória. Entre essas, somente as amostras com superfície sem polimento têm qualidade satisfatória na saída da impressora convencional de jato de tinta.



Scanner
Retornar
Avançar